terça-feira, junho 30, 2015

FOOTLYS. APLICAÇÃO DE LISINAS NA ELIMINAÇÃO DA BROMIDROSE VERIFICADA NOS SAPATOS

A bromidrose verificada nos sapatos tem como principal origem o suor que, de uma forma geral, é inodoro. No entanto, a bactéria Staphylococcus epidermidis, naturalmente presente na flora da pele, transforma a leucina, substância naturalmente presente no suor, em ácido isovalérico, que provoca o odor. Esta bactéria vê nos sapatos um ambiente propício ao seu desenvolvimento.
Os bacteriófagos, sendo vírus capazes de infetar bactérias, possuem um ciclo lítico, no qual são expressos endolisinas. Estudos recentes comprovaram que algumas desses endolisinas possuem uma capacidade bacteriolítica imediata e elevada. Existem também estudos que comprovam que há endolisinas específicos que têm a capacidade de lisar a bactéria Staphylococcus epidermidis.
O propósito deste trabalho é estudar a aplicação de lisinas na inibição a atividade do Staphylococcus epidermidis no sentido de criar uma solução biológica inovadora que consiga resolver o problema da bromidrose, e que não deverá ter efeitos adversos nem para o ambiente nem para o utilizador.
Para o desenvolvimento do projeto foi possível contar com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através do Centro de Química e Bioquímica.
O trabalho experimental divide-se em três etapas: i) expressão e produção de endolisinas; ii) estudar a atividade lítica do endolisina; iii) aplicação do endolisina em spray.
Os resultados obtidos levam-nos a afirmar que a LysA apresenta uma maior eficácia na purificação, o que justifica a sua seleção no produto a desenvolver.
Considera-se que o produto desenvolvido é inovador e diferenciador, em relação aos existentes no mercado para a eliminação da bromidose. Pretende-se dar continuidade a este trabalho, quer estudando outras aplicações do mesmo produto, quer através da análise da proposta de valor e de um eventual modelo de negócio que poderá ser desenvolvido.



Mário Gil Oliveira e Martim Nabais. 11º1A

Agradecemos todo o apoio e disponibilidade do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sem comentários: