terça-feira, junho 30, 2015

Dois projetos de alunos do Valsassina foram distinguidos na Mostra Nacional de Ciência 2015.

Quitina injetável” e “Estudo da presença do polimorfimos de inserção no locus Alu PV92” é o nome dos dois projetos, da autoria de alunos do Valsassina, distinguidos na Mostra Nacional de Ciência que se terminou no passado dia 30 de maio. Estiveram presentes na mostra 100 projetos, os quais eram também concorrentes ao 23º concurso nacional de jovens cientistas e investigadores.


Os alunos André Ramos (11º1A), Margarida Durão (11º1A) e Sara Silva (11º1A) receberam uma Menção Honrosa pelo seu trabalho, que consistiu em extrair quitina da carapaça de crustáceos, alterar a sua molécula e produzir um nanocompósito de nanopartículas de α-quitina em matriz de amido.



As alunas Madalena Carvalho (11º1A) e Rita Pinto (11º1A), desenvolveram um estudo que sobre a presença do polimorfismo de inserção no gene Alu PV92 no cromossoma 16 em alunos do secundário do Colégio Valsassina. Foram selecionadas pelo júri para representar Portugal na Semana Internacional de investigação sobre a vida selvagem, que se irá realizar nos Alpes Suíços, na última semana de junho.

O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido desde 1992 pela Fundação da Juventude. Com o objetivo de promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação, este concurso destina-se a todos os estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um salutar espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos regulares, sendo atribuídos prémios aos alunos e projetos selecionados.

De referir que, na edição de 2015 do concurso Jovens Cientistas e Investigadores foram selecionados, para a Mostra Nacional de Ciência, que se realizou entre 28 e 30 de maio no Museu da Eletricidade, todos os projetos apresentados por alunos do Colégio Valsassina:
  • Bioplástico a partir de leite: do desperdício à industrialização, da autoria de: Mariana Carrasco (11º1A), Mafalda Gomes (11º1A) e Aisha Ahmad (11º1B).
  • Footlys - Aplicação de lisinas na eliminação da bromidrose verificada nos sapatos, da autoria de: Mário Gil (11º1A) Oliveira e Martim Nabais (11º1A).
  • T-Gel - Desenvolvimento de um gel estilizador com propriedades nutritivas para o cabelo. Incorporação do extrato da planta de chá verde como componente ativo na fortificação do cabelo, da autoria de: Artur Fortunato (11º1A) e Ulisses Ferreira (11º1A).
  • Estudo da presença do Polimorfismo de inserção no locus Alu PV92 em alunos do secundário do Colégio Valsassina, da autoria de: Madalena Carvalho (11º1A) e Rita Pinto (11º1A).
  • Quitina injetável, da autoria de: André Ramos (11º1A), Margarida Durão (11º1A) e Sara Silva (11º1A).

Sem comentários: